Carregando

Fonoaudiologia na Medicina do Sono

A fonoaudiologia iniciou na área do sono com o primeiro ensaio clínico randomizado controlado da dra Kátia Guimarães, com publicação em revista internacional de grande rigor científico. E os primeiros estudos e tratamentos se deram na área da motricidade orofacial, atualmente houve grande expansão das especialidades de fonoaudiologia que atuam junto à área de sono.


O artigo da fonoaudióloga Camila de Castro Corrêa exemplifica bem esse cenário, pois ela descreve que a atuação nas diversas especialidades da fonoaudiologia se inter-relacionam com o sono. 

Artigo Fonte: www.scielo.br/pdf/rcefac/v18n5/1982-0216-rcefac-18-05-01209.pdf


Outro momento importante, dentro da fonoaudiologia do sono e, que reflete bem o crescimento da área de atuação dentro das diversas especialidades e de produção científica, foi o simpósio promovido por uma comissão de fonoaudiólogos liderados pela Dra Esther Bianchini, com o apoio da ABS (Associação Brasileira de Sono). 

Comissão Fonte: www.absono.com.br/assets/revista_sono_edicao_19_online.pdf

 

E esse ano mais uma importante conquista, saiu o parecer sobre a atuação da Fonoaudiologia na área do sono.
A Associação Brasileira do Sono (ABS), em parceria com a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa), com a Associação Brasileira de Motricidade Orofacial (ABRAMO) e com o apoio do Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFa) definem a Certificação em Fonoaudiologia na Área do Sono.

Fonte: https://www.absono.com.br/fonoaudiologia-na-medicina-do-sono.html

 

Fonte: www.abramofono.com.br/index.php/2020/11/28/parecer-tecnico-sobre-a-atuacao-do-fonoaudiologo-na-area-da-medicina-do-sono/
Fonte: www.fonosp.org.br/component/search